View: I did notice – Women in Tech

Trabalhando na área de Tecnologia uma indústria predominante Masculina,  eu acreditava por muito tempo que hoje em dia, discriminação era coisa do passado. Eu acreditava nas palavras da Engenheira da Yahoo, Marisa Mayer que dizia  “I didn’t notice.”, eu acreditava completamente nisso, para ser sincera até agora ,eu não tinha percebido que simplesmente por ser mulher que as pessoas tinham um ideia que você poderia ser menos capaz

Foi quando falando com um cliente nessa semana que tudo mudou, o cliente  ficou surpreso que eu era a Engenheira designada para resolver o seu problema, primeiro ele pediu para eu confirmar e depois de eu ter sido bem clara, que eu não era atendente de clientes e sim a Engenheira, ele disse simplesmente :

” interessante, verdade mesmo?” 

O que me fez reavaliar o meu modo de pensar e por vezes tornando prejudicial.  Eu acredito que quando as pessoas estão cientes de um estereótipo negativo sobre seu grupo específico, nesse caso por ser mulher, muitas vezes você se preocupa demais em mudar a opinião dessa pessoa , e isso pode ter o efeito muitas vezes prejudicial o seu desempenho.

Acabei descobrindo o problema rapidamente e o cliente extremamente satisfeito e agradeceu a ajuda e tudo mais. E quando ia desligar o telefone, simplesmente disse : Você mudou a minha percepção e muita obrigada pela ajuda. (não sei exatamente se foi um elogio).

Na verdade o problema ainda existe, mas o mais importante é o que você faz com ele.  Na próxima vez que isso acontecer… eu vou fazer de conta que “I didn’t notice” e relevar!

 

Leave a Reply

