View:True cost

Já fazia um tempinho que eu não escrevia no blog porque tem horas na vida da gente, que não sobra tempo no dia, mas quando eu assisti o documentário ” True Cost” no Netflix, eu resolvi compartilhar. Esse documentário mudou o meu modo de pensar.

O documentário fala sobre a indústria da moda e das consequências ecológicas e econônimas causadas pela falta de consciência humana e do consumismo.

O diretor Andrew Morgan fala sobre o vício da chamada “Fast Fashion” a moda vendida em lojas como H&M, Forever 21, Topshop e Zara. Lojas que mudam o estoque quase que diariamente.  Motivando o consumidor a acreditar que necessitam desse bem novos, tornando um ciclo vicioso de comprar sem parar,  com preços a cada dia mais baixos. Essa redução nos preços só foram possíveis devido a tercerização de produção para os países como Bangladesh, China e Cambogia, onde é possível manter baixos salários e pessímas condições de trabalho devido a falta de regulamentacão em fábricas como sweatshops.

Talvez porque a realidade do Brasil é bem diferente dos Estados Unidos, no Brasil eu tinha a ideia de que quando eu tinha uma roupa que eu não usava por mais de que um ano no meu guarda-roupa, eu doava.  Me sentia bem pelo fato de não me sentir apegada ao bem material e fazendo uma boa ação ao mesmo tempo. Mudando para os Estados Unidos, a vida da gente muda, e os costumes também, devido a facilidade de acesso as bens materiais e preços muito mais acessíveis,  você acaba comprando sem parar. As promoções sem fim, nós tornam escravos desse consumismo,  muitas vezes a forma de como os cupons de desconto te levam a acreditar que você está fazendo um bom negócio em algo que muitas vezes você não precisa.

No documentário, mostra que em média, os Americanos doam até 82 libras de roupa por ano, e somente 10% é realmente utilizado por pessoas pobres, o resto é eliminado nos lixões ou são enviados para os  países sub-desenvolvidos como Haiti por exemplo, que devido a abundância, muitas vezes as roupas acabam sendo queimadas.

Vale a pena ver o documentário para tirar as suas proprias conclusões mas o mais importante é : Pare e pense antes de comprar!

Leave a Reply

